Túnel Santos-Guarujá: entenda a obra inédita abaixo do canal do maior porto da América do Sul
Túnel Santos-Guarujá: entenda o leilão que promete mudar a mobilidade na Baixada Santista Investimento de R$ 6,8 bilhões, trajeto de 1,5 km de extensão, ob...

Túnel Santos-Guarujá: entenda o leilão que promete mudar a mobilidade na Baixada Santista Investimento de R$ 6,8 bilhões, trajeto de 1,5 km de extensão, obra inédita no Brasil e a promessa de transformar a mobilidade da Baixada Santista. O túnel imerso entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, entra em nova fase nesta sexta-feira (5), às 16h, com o leilão na B3, na capital paulista, que vai definir a empresa responsável pela construção e operação da estrutura pelos próximos 30 anos. Do valor estimado para o projeto, R$ 5,1 bilhões virão de recursos públicos, que serão divididos entre o Estado de São Paulo e a União, e R$ 1,78 bilhão da concessionária. A obra tem tempo estimado de cinco anos. O projeto é resultado de uma demanda centenária da população do litoral paulista e vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp. Infográfico - Túnel Santos-Guarujá em números Arte/g1 🌎 Modelo inédito no Brasil O túnel terá 870 metros imersos sob o estuário. O traçado inicial foi elaborado da Rua José do Patrocínio, no Macuco, em Santos, até a Avenida Santos Dumont, em Vicente de Carvalho, em Guarujá. No entanto, a definição será feita pela vencedora do leilão. O projeto promete agilizar a travessia do canal. Atualmente, o motorista pode sair de Santos para Guarujá usando as balsas, com média de 18 minutos, ou pela estrada, podendo chegar a uma hora. Com o túnel, o trajeto deve durar entre um e dois minutos. Segundo o Governo Federal, a estrutura utilizará a tecnologia de túnel imerso, inédita no Brasil, mas já consolidada em obras internacionais na Europa e na Ásia. Como exemplo, há a construção do túnel Fehmarnbelt, que ligará a Alemanha à Dinamarca (veja abaixo). 🚧 Diferentemente dos túneis escavados em rocha, o túnel imerso é feito usando módulos de concreto pré-moldados em docas secas. Cada peça é construída em terra firme, testada e, em seguida, transportada por flutuação até o local. Construção do túnel no Estreito de Fehmarn, em março de 2025 Femern/Reprodução 🚇 O que o túnel vai abrigar? Conforme divulgado pelo Governo Federal, a estrutura vai contar com: Seis faixas de tráfego; Ciclovia; Passagem para pedestres; Espaço reservado para o futuro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Além disso, o túnel será equipado com sistemas de monitoramento em tempo real, controle inteligente de tráfego e mecanismos integrados de segurança. Canal do Porto de Santos: balsas com veículos em travessia Arquivo AT 🔧 Como será construído? Segundo o Governo Federal, primeiro será feita a preparação do leito, ou seja, a escavação do fundo do canal e a aplicação de uma base de concreto. Em seguida, serão construídos os módulos, que são os blocos pré-moldados que têm câmaras internas de ar. O projeto indica que rebocadores transportarão esses módulos até os locais onde eles serão submetidos a um processo chamado de "imersão controlada": a água será bombeada para afundar as estruturas gradualmente e, uma vez posicionadas, serão encaixadas com o auxílio de sistemas hidráulicos, fixadas com pinos de aço e assentadas sobre um leito de areia. Por fim, uma camada de pedras recobrirá toda a estrutura, que, ainda de acordo com o Governo Federal, vai assegurar a proteção contra impactos e a movimentação das correntes marítimas. Infográfico - Como vai ser a obra do Túnel Santos-Guarujá Arte/g1 VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos